Roberto de Souza

Rio de Janeiro - RJ

O pintor de Ipanema e das crianças cheias de luz!

Membro da Academia Brasileira de Belas Artes.

Nasceu em uma família de artistas e começou a estudar desenho de perspectiva e aquarela aos 16 anos com Lacombr, passando a conviver com os pintores do museu de Belas Artes e sendo influenciado fortemente por Manoel Constantino e Helio Seelinger. Aluno de pintores renomados, começou a atuar profissionalmente em 1969.

Um dos criadores da Feirarte Ipanema, recebeu inúmeros prêmios, realizou e ainda realiza inúmeras exposições no Rio de Janeiro. Já expôs na França e em Portugal. É criador, professor e coordenador do Atelier Ipanema de Artes, que teve como sócios fundadores Chico Anysio e Henriqueta Levinsohn.

Como retratista já pintou figuras ilustres como Roberto Requião para o Palácio do Governo, Jorge Amado para o Centro Cultural Casa de Jorge Amado, Assis Chateaubriand para os Diários Associados, Roberto Campos para a Academia Brasileira de Letras, dentre outros.

Foi membro do Júrio de diversos salões, como, PEA-UNESCO - Universidade Castelo Branco, Museu Histórico do Exército, Escola de Guerra Naval, Escola Superior de Guerra, e Salão Contemporâneo.

Roberto possui um atelier em Ipanema, no Rio de Janeiro, onde leciona aulas de pintura a óleo e acrílica.